Podcast: 5 opções que estão nos meus players

Acho que não é muita gente que sabe que curto podcast. Eu escuto alguma coisa enquanto trabalho há mais ou menos uns 6 ou 7 anos. Obviamente, em uns 80% do tempo é ouvindo música mas, principalmente depois que comecei a trabalhar home office, passei a dar mais atenção aos podcast e hoje eu escuto também em outros momentos,  além do horário de trabalho.

Existe uma infinidade de podcasts, especialmente os gringos, com os mais diversos temas, gêneros e tipos de conteúdos. Eu escuto os podcasts basicamente pra me atualizar das coisas que estão acontecendo, com mais propriedade e diversão, mas também gosto de acompanhar alguns que contam histórias, principalmente sobre crimes, mas vou fazer um post só com esse tema mais pra frete.

Hoje vim compartilhar com vocês os 5 podcasts mais básicos da minha lista atual e que recomendo fortemente. Acredito que são bem populares para quem já está acostumado com podcasts mas, pra quem está começando a se interessar por isso ou ainda não conhece muitos, podem ser boas opções:

Mamilos

Mamilos é um daqueles podcasts necessários pra ficar sabendo um pouco mais sobre os temas que andam nas maiores pautas do momento. Em forma de jornalismo aberto, ele é apresentado de uma maneira única pelas maravilhosas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, que debatem os assuntos de um jeito único e gostoso de ouvir, sem cansar e com uns toques polêmicos, claro!

O que mais gosto, além de ficar a par das coisas que aparecem na minha timeline de uma forma mais interessante, é o jeito como as meninas abordam temas como, suicídio, depressão, relacionamento abusivo, artes, política, entre outros. Quase sempre há convidados especialistas para complementar os programas agregando ainda mais informação e conteúdo.

As edições dos podcasts são de utilidade pública, principalmente para estudantes e pessoas que precisam absorver informações de forma rápida e bem explicadinha. Muitas delas ajudaram diversos estudantes em fases de ENEM, por exemplo.

Outra coisa que acho super legal é o espaço “FAROL ACESO”, onde as meninas e seus convidados deixam indicações e sugestões de filmes, livros, séries, aplicativos e outras coisas bacanas.

Onde ouvir: http://www.b9.com.br/podcasts/mamilos/
Quando: Toda sexta

Dica pra ouvir agora:

Nerdcast

Acho que o Nerdcast é o podcast que escuto a mais tempo e é o mais antigo, conhecido e acessado da minha lista. Ele é referência quando se fala de podcast e está no ar há 11 anos e é apresentado pelo Jovem Nerd (Alexandre Ottoni) e Azaghal (Deive Pazoz), que falam das coisas que todo o nerd gosta, claro, mas também traz assuntos atuais pra diversos públicos.

Eles falam sobre séries, filmes, literatura, games, tecnologia, RPG, profissões, memes e outros temas e quase sempre trazem convidados pra discutir e gargalhar com a gente. A ironia e o humor comandam os programas e isso é uma das coisas que mais gosto.

Sempre que é lançado um filme super aguardado ou uma nova temporada de série estreia, eu corro pro Nerdcast pra saber a opinião, porque eles acabam ajudando a entender alguma coisa que ficou no ar, além de fazer críticas com as quais eu geralmente concordo.

Além de todo o papo nerd, que eu adoro, uma das coisas que mais gosto é um “quadro” sobre empreendedorismo que vai ao ar na última sexta-feira de todo mês, com dicas para novos empreendedores.

Onde ouvir: https://jovemnerd.com.br/nerdcast 
Quando: Toda sexta-feira

Dica pra ouvir agora:

Fama, pra que te quero?

Feito por Elas

O Feito por Elas é o podcast mais recente da minha listinha e que eu tenho amado. Nele, Angélica Hellish e Isabel Wittmann discutem e valorizam o protagonismo das mulheres no audiovisual abordando obras cinematográficas que, muitas vezes, são ignoradas pelo público geral.

A ideia surgiu a partir do projeto #52FilmsbyWomen, criado pelo Women in Film, organização que visa a a valorização e igualdade para as mulheres. Nos episódios do Feito por Elas, as apresentadoras e seus convidados discutem a obra de uma diretora em específico, abordando todo o seu trabalho e suas produções, destacando grandes curiosidades das carreiras de mulheres tão brilhantes.

O podcast desempenha um papel importante, pois não é todo o amante de cinema que conhece a fundo filmes comandado por mulheres. Eu me interessei por obras que ainda não conhecia e me surpreendi ao descobrir que filmes tão marcantes na minha vida, como Jardim Secreto, foram dirigido por mulheres. E foi uma surpresa no sentido de eu mesma nunca ter ido atrás de conhecer mais sobre as mulheres no cinema além da atuação. Mas ainda bem que isso mudou!

Gosto muito das indicações de outros filmes e de alguns livros que são citados ao longo dos programas e também das resenhas que são deixadas como sugestões. E claro, adoro ir procurar o trabalho das diretoras que são pauta de cada edição.

Onde ouvir: http://anticast.com.br/podcast/feitoporelas/
Quando: Em dias alternados, podcast quinzenal

Dica pra ouvir agora:

Um Milkshake Chamado Wanda

Talvez o podcast mais bobinho, porém mais engraçado, nota-se pelo nome,  desta minha lista, Um Milkshake Chamado Wanda é comandado por Phelipe Cruz (do Papel Pop), Samir Duarte e Marina Santa Helena, que geralmente trazem pelo menos um convidado para cada edição.

O podcast fala sobre os últimos acontecimento do mundo das celebridades e de cultura pop. Ok. Não são temas que costumo gostar e buscar mais informações a respeito, mas os programas são tão divertidos que acho um bom meio de me manter atualizada sobre esses assuntos.

As edições tem alguns quadros especiais que acho super engraçados como o “Interessanteney” (inspirado na Britney Spears), que traz os filmesney, seriadosney e livrosney (filmes, seriados e livros) indicados pelos apresentadores. Tem também o “Ajuda Wanda” com conselhos para relacionamentos  e o “Lotus e O Maryl” da semana, referências a uma tour malsucedida da Christina Aguilera (Lotus) e a diva master do cinema, Maryl Streep, onde eles falam das coisas zuadinhas e as mais legais da semana.

Como eu já falei, não é o meu estilo de assunto preferido, mas me garante boas risadas durante o trabalho.

Onde ouvir: http://www.papelpop.com/podcast/
Quando: Toda quinta-feira

Dica pra ouvir agora: (útima edição)

My Favorite Murder

O único podcast gringo desta listinha é My Favorite Murder. Eu comentei ali em cima que adoro podcasts criminais, mas esse não é um simples podcast criminal com pesquisa de fatos e informações sobre casos. É praticamente um papo descontraído entre duas amigas que gostam de falar sobre crimes reais sem parecer insanas.

As duas amigas, no caso, são Karen Kilgariff e Georgia Hardstark, as apresentadoras do My Favorite Murder. Elas abordam os crimes, como serial killers e homicídios, por exemplo, de uma forma tão tranquila e com um toque de humor, que não tem como não se interessar.

Elas levam tudo como se fosse mesmo um mesmo entre amigas, falando sobre compras, roupas, maquiagem, pets e outras coisas da vida no meio da conversa sobre crimes, além de dar suas recomendações de séries filmes e documentários sobre o assunto.

O que mais gosto é a conexão das duas e que elas sempre trazem uma coisa boa que aconteceu com elas durante a semana, amenizando o clima e, às vezes, rola uma participação especial do Elvis, o gatinho da Georgia. Será que amo?

Onde ouvir: https://itunes.apple.com/us/podcast/my-favorite-murder-karen-kilgariff-georgia-hardstark/id1074507850?mt=2
Quando: Toda quinta-feira

Dica pra ouvira agora: (o primeiro pra conhecer)

https://itunes.apple.com/br/podcast/1-my-firstest-murder/id1074507850?i=1000360625480&mt=2

A maioria dos podcasts que acompanham estão disponíveis gratuitamente no SoundCloud ou no iTunes, mas alguns tem seus próprios players e todos os que eu listei tem a opção de baixar.

Gostaram das dicas?
Sempre estou em busca de novas sugestões pra conhecer então, se souberem de algum podcast legal que eu preciso conhecer, me contem nos comentários.

 

0

Compartilhe


4 thoughts on “Podcast: 5 opções que estão nos meus players

  1. My Favorite Murder eu ainda não ouvi, valeu a indicação! Tu já deve ter ouvido Serial, né? É maravilhoso! No twitter rola uma iniciativa e hashtag #MulheresPodcasters que é demais pra descobrir podcasts novos <3

    1. Oi Katarina,
      Acho que você vai gostar de My Favorite Murder!
      Já ouvi Serial, amoooo! Bizarro falar que ama um tema desses, né? Mas acho interessante o formato como ele é abordado em podcasts e docs. Vou escrever indicações sobre podcasts criminais.
      Vou dar uma olhada na #MulheresPodcasters pra conhecer novas opções! Obrigada!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *