Onde Encontrar: Velas de Soja Nacionais

Desde muito novinha eu sempre tive meu lado místico, já falei sobre isso aqui muitas e muitas vezes e eu sempre gostei de acender velas por questões de energia e, claro, pra dar uma aromatizada no ambiente. Então eu sempre tive muitas velas em casa, comprava em toda oportunidade que surgia.

Quando eu decidi experimentar me tornar vegetariana, o principal motivo foi a preservação dos animais, mas também minha própria saúde e a preservação do meio ambiente, com isso, eu fui pesquisando cada vez mais sobre consumo sustentável e as melhores opções de compras dos produtos do meu dia a dia que afetem o menos possível o ambiente e a minha saúde. Claro que não sou extremista (pelo menos não ainda), tenho pesquisado e me informado muito, estudado componentes, formas de produção, enfim, são muitos detalhes.

E o que isso tem a ver com as velas que eu sempre gostei tanto de ter em casa? Bom, as velas mais comuns são feitas a partir da parafina ou de cera de abelha, sendo a primeira versão a mais encontrada. A parafina vem do petróleo que, para ser extraído causa diversos desequilíbrios ambientais e, contém componentes tóxicos liberados diretamente no ar onde as velas são acesas, sendo assim, parti em busca de uma opção o mais natural possível. Encontrei as velas de cera de soja, que é biodegradável, natural, livre de toxina e dura bem mais tempo do que as velas mais comuns, então decidi mostrar as marcas nacionais mais legais que encontrei por aí:

PAVIO DE VELA

A marca nacional surgiu como hobby do casal Priscilla von Haehling e Fernando Ramondini no meio do ano passado e tem uma proposta muito legal, com as velas de soja em fragrâncias voltadas aos perfumes brasileiros, somando 12 opções de cheirinhos incríveis e a minha vela preferida é a de bergamota. Outra coisa legal é que, os pavios são de algodão e os potinhos podem ser reutilizáveis. Além das velas, a marca também tem aromatizadores de ambientes.

Fotos: @paviodevela

VELA MADE IN SÃO PAULO

A cidade de São Paulo é a fonte de inspiração dessa marca super legal, que possui velas artesanais de cera de soja e óleos essenciais de plantas e flores, todas produzidas de forma artesanal. As embalagens são lindas e tem uma pegada meio botânica e até mesmo o espaço de trabalho e produção foi criado com o menor número de resíduos possíveis. A marca ainda conta com edições capsulas limitadas.

Fotos: @vela_madeinsaopaulo

ÂMAGO VELAS

As vizinhas, sócias e organizadoras do Jardim Secreto, Gladys Tchoport e Claudia Kievel, são as responsáveis por essa marca linda! As velas são produzidas a partir da cera de soja e óleos essenciais e o que as idealizadoras da marca buscam é uma produção tranquila, mesma sensação que querem proporcionar a quem acende suas velas. As meninas da Âmago também oferecem oficinas que nos ensinam a produzir nossas próprias velas.

Fotos: @amago_velas

Vocês também gostam de velas? Indico as de soja pra tudo mundo, pois é a opção com melhor custo benefício, mas também há velas produzidas a partir de outros óleos naturais, como de arroz, por exemplo, mas sempre com a atenção voltada para como a extração desses óleos é feita, de preferência sem causar impacto ambiental e fugindo dos transgênicos.

Eu sei que parece tudo muito difícil, que são muitos detalhes a serem observados, mas vale a pena!

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *