Mood: Slow Fashion

Nós estamos sempre indicando e apoiando o consumo consciente, seja ele para reduzir as compras frenéticas, sem necessidade, ou ter a consciência da procedência dos produtos consumidos, se eles utilizam de mão de obra escrava, se são testados em animais, entender e saber o que está alimentando com o seu consumo.

Sabemos que existem empresas que não respeitam os direitos humanos, utilizando de mão de obra escrava ou mal remunerada, produções em massa sem respeitar o meio ambiente, gerando toneladas de lixos e poluição sem o descarte correto, além de fazerem testes em animais. Isso tudo virou algo comum por um tempo, mas atualmente essa realidade tem mudado, e mudado para melhor!

Nós consumidores estamos mais conscientes, e não apenas nós, mas muitas marcas e empresas estão sentindo a necessidade de mudança de cenário, de criar um produto mais sustentável, respeitando o ambiente e principalmente, respeitando o processo de criação que se deve ter, gerando assim, produtos de qualidade, valorizando a mão de obra e respeitando o ciclo natural das coisas.

A moda Slow Fashion  sempre existiu, mas por um bom tempo foi esquecida ou desvalorizada, agora ela veio para ficar e conscientizar o consumidor, que é a principal engrenagem dessa indústria. O Slow Fashion agrega aos seus produtos valores, respeito, diversidade, sustentabilidade e rentabilidade, essas pequenas coisas fazem a diferença no todo e por isso, neste post, vamos indicar algumas marcas que conhecemos e seguem a moda consciente.

Flavia Aranha

Nós já fizemos um post exclusivo sobre essa marca que é referência em moda sustentável, além do conceito Slow Fashion, ela ensina, literalmente, a utilizar os recursos naturais para tingimento de tecidos e ainda estampa botânica, tudo feito de forma manual e no seu devido tempo.

Em relação ao meio ambiente, a indústria da moda é uma das que mais geram poluição com seu tingimento a base de químicos, que são descartados indevidamente no ecossistema, além de todo o resíduo gerado e que demoram muitos anos para ser degradado. Flavia Aranha veio para mudar esse conceito, para mostrar que é possível sim, uma moda sustentável e consciente.

Photo: Flávia Aranha

Bandalô

Uma loja voltada para a moda de acessórios, com produção artesanal e que incentivam o consumo consciente. A marca se preocupa com a qualidade dos produtos e suas funcionalidades, criando assim um vínculo com a produção em seu tempo e o consumidor, garantindo exclusividade e durabilidade a suas criações.

Iara Wisnik

Iara valoriza o precesso criativo, buscando cada vez mais aprofundar sua linguagem própria alinhada com o seu tempo e a moda global. A marca nasceu em 2014 visando traçar um caminho próprio, independente, na contramão do fast fashion, do consumo desmedido e da lógica corporativa.

Photo: Iara Wisnik

Leninha Lingerie

Leninha traz produtos artesanais que visa o consumo consciente, uma lingerie que é usada todos os dias e que traz conforto, e principalmente o se sentir bem.

Photo: Leninha Lingerie

Urban Flowers

Uma marca que produz roupas e sapatos veganos, sustentáveis e que visa um mundo livre de crueldade e mais consciente.

Photo: Urban Flowers

Mudha Eco Fashion

A marca tem como objetivo provar que bom gosto, responsabilidade social, ambiental e consumo consciente podem andar juntos, e, mais do que isso, que essa combinação é o único futuro viável para a Indústria da moda.

Photo: Mudha

EMI Beachwear

A EMI é uma marca de moda praia sustentável do Rio de Janeiro, interessada em criar um beachwear estampado com qualidade e sustentabilidade. Seus biquínis e maiôs têm DNA biodegradável, o tecido se decompõe após quatro anos se corretamente descartado em aterros sanitários.

Photo: Emi Beachwear

Shii

A Shii é uma marca de moda feminina que busca atender as necessidades da mulher de uma forma justa, versátil e com muito conforto.  Trabalha de dentro para fora, com uma moda consciente, com produção local e acompanhando todo processo produtivo.

Além disso, a marca busca formas de minimizar as sobras de tecido e ter um descarte mais eficiente e sustentável, fazendo doações de retalhos para produtores independentes e desenvolvemos algumas peças infantis que são doadas em comunidades.

Photo: Shii

Be Minimal

M N M L é feita para durar, é pensada para se multiplicar no guarda-roupa e atravessar temporadas, visando assim um consumo mais consciente.

Photo: Beminimal

 

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *