Mood: Permacultura como Estilo de Vida

Provavelmente você deve estar se perguntando o que é Permacultura, então vou explicar brevemente o conceito dessa palavra que tem tomado força nos dias atuais. A Permacultura foi criada pelo australiano Bill Molisson e David Holmgren em 1968, com a filosofia de de trabalhar com a natureza e não contra ela, observando o mundo natural e transferindo as conclusões para um ambiente planejado.

Aqui no Brasil existem várias comunidades ou ecovilas que escolheram a Permacultura como estilo de vida. Essas comunidades tiram o sustento da própria terra, vivendo em total harmonia com a natureza, um resgate da forma primitiva de vida, mas com um pouco mais de organização e tecnologia do que se era feito antigamente.

Essas comunidades acabam se tornando pequenos produtores agrícolas, podendo comercializar seus produtos totalmente orgânicos e com produção no tempo natural de cada alimento, conhecido como slow food. Inclusive, aqui no Brasil temos o Movimento Slow Food que segue a filosofia da Permacultura e tem ganhado forças, tanto aqui como no mundo todo.

Além disso, toda prática sustentável possui por trás essa filosofia, seja ela na moda, na gastronomia, em um pequeno negócio ou no jeito de viver apenas.

A Permacultura como Estilo de Vida

Vila Yamaguishi

Photo http://www.yamaguishi.com.br

É uma comunidade que começou há mais de 27 anos a viver e trabalhar em uma terra em Jaguariúna ,SP e hoje a Vila é referência em produção de orgânicos e a galinha de ouro são seus ovos, já considerados os melhores do Brasil. A comunidade oferece cursos imersivos das técnicas japonesas de autoconhecimento Tokkou e Naikan e nas férias de janeiro e julho acontecem a Vila Paraíso e Vila Mundo, vivências de comunidade e contato com a natureza para crianças e jovens.

Bia Goll – Gastronomia

Photo http://www.biagoll.com/

Bia Goll é uma cozinheira que acredita na harmonia do bem viver e no respeito aos ingredientes que vem da terra. Há mais de 10 anos trabalhando com culinária orgânica e saudável, priorizando sempre o pequeno produtor.

Além de cozinheira, Bia Goll é membro de Movimentos como Slow Food, Food Revolution Day, ministra diversas oficinas relacionadas à comida saudável, à permacultura e realiza projetos personalizados.

Ipoema

Photo http://ipoema.org.br/

Instituto de Permacultura trabalha com projetos nas áreas de educação para a sustentabilidade, cultivo agroflorestal, instalações de tecnologias sociais, bioconstruções, recuperação de áreas degradadas, sequestro de carbono, gestão e governança de organizações, eventos sustentáveis e mais.

Morada da Floresta

Photo http://i.vimeocdn.com

A Morada da Floresta é uma das pioneiras na aplicação da Permacultura Urbana no Brasil. Todas as ações e resultados atuais do trabalho realizado por esta instituição são frutos da percepção da necessidade de aplicar a Permacultura na cidade, a visão da Permacultura está completamente presente em todas as ações e conceitos da Morada da Floresta.

Flavia Aranha

Photo http://ecotece.org.br/

Além de vestir a roupa é também registro de seu processo produtivo, que revela uma trama preciosa de saberes, tradições e improvisos, urdidos na produção artesanal. Ater-se a essa memória é valorizar não só o produto final, como também seus materiais e especialmente, quem o produziu.

Com a intenção de fomentar uma cadeia mais justa e humanizada, Flavia Aranha é uma marca brasileira preocupada com o desenvolvimento sustentável da moda e do meio em que está inserida.

 

“Temos toda a matéria que teremos sempre;

nossos rejeitos não tem nenhum lugar para ir e

devem ser reciclados no interior da biosfera.”

Robert E. Ricklefs

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *