Livro: Só os Animais Salvam

O Livro “Só os Animais Salvam” da escritora Ceridwen Dovey e editora DarkSide Books me conquistou já pelo título, fiquei super curiosa para saber do que se tratava e então fui surpreendida pelo valor que cada história, que contém no livro, nos transmite. O livro é composto de vários contos, um de cada animal, mas não pense que vão ler histórias de amor e com final feliz, pois as histórias servem para nós, humanos, refletirmos um pouco sobre os nossos atos ao longo do tempo e seus impactos, na perspectiva de um bichinho.

Todos os animais do livro estão em uma situação ou época de guerra, e como sabemos, essa situação não é boa para ninguém, então imagine para um ser inocente, como é visto esse cenário e suas consequências. Cada história nos faz refletir sobre o impacto que causamos na vida dos animais e no meio ambiente, como tivemos e ainda temos ações egoístas, visando apenas nós mesmos.

A narrativa é toda na visão do personagem principal, que no caso é sempre um animalzinho, mostra os sentimentos, a relação com seus humanos, as dúvidas e até mesmo o abandono. Mas calma, o livro é sim reflexivo, mas não é tão pesado como essas palavras que disse a pouco, ele é mais sútil e delicado, com o objetivo de nos fazer pensar e não chorar.

Uma das histórias é contada por uma gata, que já viveu bem ao lado de sua dona, mas foi deixada para trás e acabou vivendo perto das trincheiras de guerra. Ela mostra sua visão e pensamentos, acredita que sua dona irá voltar, vive a insegurança da guerra e assiste de perto todo o terror desse cenário criado pelos humanos.

Imagine ser o cachorro do braço direito de Hitler? Estar em meio ao caos não é nada fácil, ainda mais sem entender o que está acontecendo, como qualquer cachorro, a maior preocupação é agradar seu dono e estar ao lado dele. Porém, o cachorro da narrativa, além de ter sido abandonado sem entender o motivo, busca uma evolução espiritual, é vegetariano e preocupado com sua alma, sem entender o cenário em que vive, ele acaba sendo usado como uma arma de guerra.

Além dessas duas histórias, temos também a visão do camelo, do chimpanzé, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho e papagaio, todos contando a forma que enxergam sua realidade e as consequências das ações dos humanos. Apesar de estarem no meio do caos, todos tem uma visão inocente e esperançosa da realidade, uma pureza que se torna a beleza do livro.

Tenho duas cachorras em casa que eu amo muito e são a minha vida, além disso sou vegetariana, então foi um livro que me ajudou a refletir mais ainda sobre as minhas ações, acho que quem tem essa conexão com os animais vai amar o livro e mesmo quem não tem, vai perceber a vida de uma forma diferente e repensar muitas coisas. Não é apenas a guerra que causa impactos sobre os seres vivo, cada atitude nossa tem uma consequência e devemos nos perguntar sempre, como deixar o mundo um lugar melhor para todos.

 

0

Compartilhe


One thought on “Livro: Só os Animais Salvam

  1. Essa posição de observador no papel do animal faz a gente pensar, perceber como os animais são mau tratados no mundo, explorados pelos humanos com a justificativa de serem considerados “inferiores”. Obrigado pela indicação do livro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *