Livro: Other Wordly

Já falei por aqui no blog e também no Youtube que estou investindo em livros que são inspiração para mim, o que significa que quanto mais ilustração melhor! Então me deparei com Other Wordly, que além de trazer ilustrações muito lindas ele é um dicionário de palavras ao redor do mundo, que aparentemente são um pouco estranhas mas que tem um significado lindo.

Other Wordly é um livro em inglês, escrito por Yee-Lum Mak e ilustrado por Kelsey Garrity-Riley, editora Chronicle Books. O livro é classificado como infantil, acho que todos os livros ilustrados e nesse estilo são considerados infantil, o que eu acho que poderia ser revisto essa classificação, pois vejo muitos adultos que tem interesse nesse estilo.

O que mais amei nele é que a primeira palavra que aparece para começar o livro é SAUDADE, que significa uma lembrança boa de algo que te faz falta, eu confesso que nunca tinha pensado que ela era uma palavra difícil de traduzir, pois existem palavras em outras línguas similares, mas nenhuma com a tradução exata.

Como o livro é repleto de palavras e seus significados, eu escolhi algumas para compartilhar com vocês. Uma das que eu me identifiquei e é completamente nova no meu vocabulário é TSUNDOKU, substantivo em Japonês, significa quando você compra livros mas não lê, deixa-os empilhados em algum lugar no chão ou em estantes, e eu faço muito isso, pois tenho vários livros na “fila de leitura” então deixo eles organizados e até como algo de decoração até chegar a vez deles.

SMULTRONSTÄLLE, substantivo em Sueco, literalmente é um “lugar de morangos silvestres”; um lugar especial voltado para o consolo e relaxamento, um refúgio pessoal livre de estresse ou tristezas, queria muito um lugar assim para desconectar do mundo. L’APPEL DU VIDE, substantivo em Francês, literalmente é “o chamado no vazio”; uma imagem inexplicável do perigoso e da incerteza do futuro, o desejo de se jogar em uma aventura, experiência ou ideia ainda não explorada, já senti isso várias vezes e a ilustração do livro representa bem esse sentimento.

ERLEBNISSE, substantivo em Alemão, é uma experiência, positiva ou negativa, que nós sentimos mais profundamente e através do que realmente vivemos, não apenas experiência, mas a Experiência. A última palavra que escolhi para mostrar aqui e que também é uma das últimas do livro, CAFUNÉ, substantivo em Português Brasil, passar seus dedos entre o cabelo de alguém que você ama.

Acho que Other Wordly foi o livro mais amor que comprei, não é apenas um dicionário, são palavras diferentes mas que trazem uma mensagem de amor, alegria, sentimentos e cada ilustração representa de alguma forma essas palavras, deixando o livro ainda mais especial.

Apesar do livro ser em inglês é bem fácil de ler e ele vende na Amazon do Brasil, então vou deixar o link aqui para quem se interessar em comprar esse pedacinho de amor!

 

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *