Livro: Jane, a Raposa e Eu

Durante a minha busca de livros ilustrado como inspiração para o meu trabalho, me deparei com essa maravilhosa obra de arte “Jane, a raposa e eu” da autora Fanny Britt e ilustradora Isabelle Arsenault. Um livro que aborda o tema polêmico, o bullying, de uma forma leve e com ilustrações que transmitem os sentimentos da personagem.

Helene é uma estudante tímida e sem amigos, até houveram algumas amizades no passado, porém as coisas ficaram diferentes, suas antigas amigas se afastaram dela e junto com o restante da turma, começaram a fazer bullying sobre seu peso e suas características físicas. Durante todo esse momento que o livro aborda a vida social de Helene, as ilustrações são monocromáticas em um tom bem apagado, o que simboliza o vazio e tristeza desse momento.

Para escapar um pouco dessa realidade triste, Helene mergulha na leitura do livro Jane Eyre da escritora Charlotte Bronte. Toda vez que ela está lendo sobre Jane, as ilustrações ficam coloridas, pois é um momento de paz e felicidade para a personagem.

Helene precisa se preparar  para o acampamento escolar que irá acontecer em breve, então ela vai ao shopping junto com sua mãe para comprar um biquíni novo, porém na cabeça de Helene tudo fica feio, ela se enxerga como uma enorme salsicha e não se sente nem um pouco animada.

O dia do acampamento chegou e Helene ficou na tenda das “excluídas”, outras meninas que assim como ela, não tinham nenhuma amizade. Mas algo diferente aconteceu, uma raposa apareceu para Helene e nesse momento ela se identificou com a raposa, conseguiu chegar bem perto dela, mas a raposa acabou se assustando e fugindo.

Quando Helene volta para sua tenda se depara com uma nova menina, Geraldine, que é uma garota extremamente simpática e gentil e que faz amizade com todas as outras meninas, inclusive Helene. As duas passam o dia juntas, conversando, brincando e logo viram melhores amigas, fazendo com que os dias de Helene se tornem coloridos e felizes, dessa forma, o bullying que sofria pelos seus colegas de classe, acaba se extinguindo aos poucos e ela vive sua vida normal.

A história do livro é bem simples, com uma narrativa gostosa e suas ilustrações são simplesmente maravilhosas. O estilo do traço e as cores são bem delicadas, e transmitem todo o sentimento da personagem principal.

O título do livro contem os dois momentos mais felizes para Helene, as histórias de Jane Eyre e a raposa, que apesar de sua breve aparição, foi um momento de identificação da personagem. Quem gosta de ilustrações e busca inspirações, assim como eu, “Jane, a raposa e eu” é uma ótima opção e pode ser encontrado no site da Amazon.

 

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *