Consumo Consciente: Filosofia Somente o Necessário – Mogli

Aposto que muitos leitores do G2 também cresceram assistindo Disney, eu sempre amei os filmes e um deles em especial me ensinou algo para a vida toda. No filme Mogli, o urso Balu canta uma música muito divertida, que passa uma mensagem de consumo consciente e é sobre ela que vou falar neste post.

“Eu uso o necessário
Somente o necessário
O extraordinário é demais
Eu digo necessário
Somente o necessário
Por isso é que essa vida eu vivo em paz”

Trecho da música “Somente o Necessário” filme Mogli.

 

Desde pequena eu uso essa filosofia de apenas o necessário, claro que as vezes é difícil de seguir 100%, acabamos comprando uma coisa a mais e depois deixamos de lado por não ser algo tão importante. A base do consumo consciente é Reduzir, Reutilizar e Reciclar, então vou dar 5 dicas para quem quer economizar e focar em reduzir o consumo para aquilo que realmente precisa!

Dicas para um consumo mais consciente

  1. Tenha um planejamento financeiro: O controle financeiro é a melhor maneira de saber o que é realmente necessário comprar agora e evitar aquele impulso que te faz perder dinheiro com besteiras. Tenha na ponta do lápis o dinheiro real para gastos extras, assim você não se endivida e consegue ter tudo o que precisa.
  2. Visualize o futuro: Se você está passando na frente de alguma loja e decide comprar, pense um pouco se aquilo é o que você realmente quer e se vai ser usado de verdade, pois muitas vezes compramos por impulso e acabamos nem usando aquela roupa ou acessório. Se o que você deseja é uma peça de roupa, pense nos possíveis looks, se a peça é versátil para ser usada com frequência e não ficar jogada no fundo do armário.
  3. Faça listas: Um dos maiores gastos desnecessários que temos é no mercado, então faça sempre uma listinha do que realmente precisa dentro de casa para evitar aquele impulso no meio das compras. Além disso, uma boa dica é nunca fazer mercado com fome, isso ajuda a evitar o exagero.
  4. Tenha em mente o que você já possui: Muitas vezes nos deparamos com um sapato bonito, ou uma bolsa e temos o impulso de comprar, então nessa hora tente visualizar se você já não tem uma peça desse mesmo estilo em casa, ou se realmente aquilo é necessário nesse momento.
  5. Durabilidade: Procure sempre produtos de qualidade, eles podem até ser um pouco mais caros, porém garante uma maior durabilidade e então uma economia por não ter que gastar sempre com o mesmo.

Essas foram as principais dicas para reduzir os gastos e o consumo, porém gostaria de reforçar a ideia que o consumo consciente vai muito além de apenas economizar, ele envolve a sustentabilidade, a mão de obra, o que acontece por trás de um peça de roupa e seu impacto. Então busque saber  e entender as marcas que você consome, se ela tem trabalho escravo, se tem um destino correto para seus resíduos, entre outras coisas, dessa forma todos colaboramos para um mundo melhor e mais consciente.

 

0

Compartilhe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *