Começando a Desenhar

Sempre falei por aqui, no post da semana, que amo arte e estou sempre estudando essa área, atualmente estou fazendo um curso de computação gráfica que envolve desenho, pintura digital e animação. Eu desenho desde 2004, apesar ser bastante tempo, eu fiquei um bom tempo sem praticar e voltei a pegar firme esse ano, então resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e dar dicas para quem quer começar a desenhar.

Observar

O princípio de desenhar vem de observar objetos, pessoas e transmitir o que vê no papel, então para quem quer desenhar é sempre bom começar a reproduzir algo, uma referência de personagem, um objeto, em fim, escolha algo e fique bastante tempo praticando reproduzir isso, para pegar prática, desenvolver o traço e só depois disso você vai ter uma base boa para conseguir criar seus próprios desenhos, personagens ou cenários.

Praticar

Como eu falei no tópico acima, é importante praticar bastante, assim você consegue se desenvolver e estar sempre evoluindo. Pratique por um tempo apenas o traço, depois pratique sombrear os desenhos (nesse caso é bom voltar ao princípio de observar para identificar as áreas de luz e sombra) e depois pratique pintar.

Não se preocupe se no começo ficar estranho, a prática vai levar a um trabalho bonito, então é normal ficar um pouco feio o desenho ou a pintura quando está começando. Eu estou aprendendo a pintar com aquarela, estou buscando vídeos no Youtube e praticando, vou deixar aqui duas imagens de primeiros trabalhos com aquarela, uma é com uma paleta que tenho e outro é com a tinta Ecoline, mas no formato de pontilhismo.

Estudar

Busque estar sempre estudando, seja sozinho vendo vídeos  no Youtube ou em cursos, a arte requer muita prática e estudo sempre, por mais que pareça ser algo que não mude, a arte está sempre mudando, e tem suas tendências o que é legal de acompanhar se você quer trabalhar com isso.

Gosto muito de alguns canais no Youtube que dão dicas e ensinam técnicas, um deles é Frannerd, já falei um pouco sobre ela no post de ilustradoras, Alisa Draws que dá dicas de como pintar com aquarela, Iraville que também falei um pouco em outro post, ela mostra como faz seus desenhos e pintura e por último o canal Kelogsloops que ensina as técnicas de pintura e ele realmente é ótimo para que quer aprender.

Utilizar Softwares

Esse tópico envolve todos que eu falo aqui no post, mas deixei ele em destaque por achar realmente importante investir em desenhar no computador. Com o Photoshop e Illustrator você consegue fazer suas artes já digitalizadas, em vetor e a pintura por lá é muito mais fácil também, se você já está desenhando legal, eu aconselho a tentar desenhar nesses programas e quem quiser dá para ganhar dinheiro com as artes feitas neles.

Nós abrimos uma lojinha na Colab55, em que eu faço as artes no computador e disponibilizo como poster, caneca, agenda, então se você já está fazendo artes legais, tente vender criando sua lojinha também!

Se inspire!

Todo mundo passa por um período de falta de criatividade, ou você precisa de referências para fazer um trabalho de ilustração, então busque sempre inspiração para o seu trabalho! Existem livros lindos, com muita ilustração legal e claro que existe o Pinteres!!! Eu sou apaixonada por essa rede social e quem não é? Lá é possível encontrar muita inspiração, desenhos lindos, estilos diferentes e pinturas incríveis.

Invista

Tudo nesse mundo precisa de investimento, com a arte não é diferente, procure investir em um bom material como lápis, borracha boa, esfuminho para sombrear, caneta nanquim para contornar, lápis de cor, tinta, pincel, em fim, tudo isso faz a diferença no seu trabalho, deixando com mais qualidade e mais bonito.

Investir em cursos também é ótimo, temos muitas escolas boas aqui em São Paulo, como Areae que é uma escola de arte que ensina desenhar, pintar e escultura (foi onde eu comecei a aprender desenhar!), temos a Escola Saga que é voltada para o universo digital e games e quem busca uma formação mais técnica tem a Melies que dá uma formação profissional e também tem cursos livres.

Essas são algumas dicas que eu considero muito importantes e espero que tenha ajudado vocês que gostam da área e querem entrar nesse universo da arte, ilustração e animação!

0

Compartilhe


2 thoughts on “Começando a Desenhar

  1. Ah, adorei!
    Já faz um tempo, acho que uns dois anos que eu (re)comecei a desenhar. Já melhorei muito desde então, mas preciso muuuuito fazer alguns cursos. Preciso conseguir me organizar para isso.
    Há quase dois anos, cheguei a comprar um curso online que até parece bacana, mas quase não consegui me dedicar a ele :/

    1. Oi Lari!
      Eu sempre vejo seus desenhos e você é incrível!!! Sério, acho muito difícil fazer realismo e você faz super bem.
      Eu voltei a desenhar esse ano e já comecei um curso voltado para o desenho digital e animação, meu sonho é conseguir fazer uma animação com meus desenhos, algo pequeno só para curtir mesmo.
      Acho super válido, mesmo para você que já desenha muito, fazer uns cursos, eles sempre nos ajudam a desenhar melhor, mas realmente o tempo é complicado.
      Obrigada por nos visitar!!!
      Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *