Black Mirror: USS Callister

A série Black Mirror retornou no final de 2017 com sua 4ª temporada, trazendo o mesmo estilo de episódios, com muita tecnologia, e como na última temporada da série, conseguiu unir em seu primeiro episódio, USS Callister,  o melhor dos anos 80 com os recursos avançados do futuro.

O episódio USS Callister foi dirigido por Toby Haynes e escrito por William Bridges e Charlie Brooker, que criaram uma versão de Star Trek, para representar o game de realidade virtual que é tema central da história.

A ficção se passa no futuro, em uma empresa de games em que  Robert Daly (Jesse Plemons) é diretor técnico, um nerd bem retraído e de poucos amigos, porém essa realidade muda quando Daly entra em seu game particular, uma versão criada por ele e inspirada em uma série antiga a qual é fã, em que Robert Daly se torna o grande comandante de sua tripulação.

Existe uma grande diferença no game particular de Daly para o que sua empresa produz, ele utilizou o DNA de pessoas próximas que trabalham com ele para inserir no jogo, portanto quando o DNA é carregado no banco de dados, um clone da pessoa aparece no jogo, tendo as mesmas memorias e sentimentos da sua versão original.

O jogo é uma fuga da realidade chata de Daly, que acaba não sabendo lidar com o mundo real, sendo muitas vezes motivo de chacota entre os colegas de trabalho. Essas pessoas que por algum motivo agiram de forma rude ou apenas foram legais de mais com ele, são seus personagens no game, em que ele como comandante consegue manipular e se vingar das atitudes reais de cada um.

Porém essa vingança silenciosa acaba quando toda sua tripulação se une para acabar de vez com essa versão do game, e consequentemente, com Robert Daly. Os clones continuam a existir, mas agora com total controle de suas vidas dentro da realidade virtual.

O episódio USS Callister com certeza é um dos melhores dessa nova temporada e foi muito bem avaliado pelas críticas! Agora está sendo cogitada a transformação desse episódio em uma série completa, que se realmente rolar, temos certeza que será sucesso.

 

0

Compartilhe


One thought on “Black Mirror: USS Callister

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *