Black Mirror: Nosedive

Black Mirror é uma série super atual que mostra de forma futurísticas o caminho que a sociedade tem seguido, é uma critica a nossa dependência da tecnologia e redes sociais. Os episódios não estão conectados entre si, sendo que cada um trás  uma visão diferente do nosso “futuro”.

Um dos episódios mais marcantes para mim e acredito que para todos também é o Nosedive, nele é abordado essa questão de redes sociais, seguidores, likes, toda essa loucura que já vivemos, mas é mostrado de um jeito exagerado.

A história é sobre Lacie Pound (Bryce Dallas Howard) que possui 4.2 estrelas em sua rede social e com essa pontuação ela tem uma vida boa, pois nessa realidade é super importante ter uma boa avaliação, isso significa sua “qualidade de vida” e “classificação” na sociedade. Visando uma melhoria de padrão de vida, Lacie quer comprar uma casa luxuosa em um bairro nobre, mas para isso ela precisa der 4.5 estrelas.

Uma “amiga” antiga, Naomi (Alice Eve), irá se casar em breve e chama Lacie para ser sua madrinha, como Naomi possui 4.8 estrelas, ela acredita que se fizer um lindo discurso em seu casamento, sua pontuação irá subir até o necessário para comprar a tão sonhada casa de luxo. Porém acontecem muitos contratempos que faz com que Lacie perca muitos pontos, sendo barrada no casamento da amiga por ser uma pessoa de baixa avaliação e acaba na cadeia com zero estrelas.

O que esse episódio tem haver com a vida real? TUDO, pelo menos no mundo do marketing e blogs é exatamente assim que funciona, as redes sociais ganharam grande poder com o tempo, sendo o melhor marketing que temos hoje em dia. Mas a grande maioria das marcas e empresas só enxergam os influenciadores por números de seguidores e não por conteúdo ou qualidade, o que faz com que muitas das pessoas desse meio acabem comprando seguidores ou buscando outros meios como, por exemplo, foto com alguém famoso só para crescer nas redes.

No final das contas, o que era para ser um marketing mais real do que esses de televisão, na verdade está ficando tão falso quanto e ainda deixando as pessoas igual a personagem Lacie de Black Mirror. Mesmo pessoas que não estão nesse universo de influenciadores, as pessoas comuns, estão se importando em conseguir seguidores, em ter o feed bonito e muitas outras coisas que muitas vezes não são “naturais” delas.

Eu me vejo muitas vezes nessa personagem, pois trabalho com blog e esse meio é assim mesmo, mas fico muito feliz de conhecer marcas que se importam mais com o conteúdo do que com os números e são elas que nos motivam a continuar com esse trabalho que amamos e buscamos fazer com qualidade.

Acredito que Nosedive não irá se tornar uma realidade, pois um mundo assim seria horrível, e por mais que tenha esse lado ruim que surgiu com as redes sociais, elas nos trouxeram principalmente uma coisa maravilhosa, o compartilhamento de informações e idéias, o que faz com que mais pessoas valorizem o que é realmente bom, verdadeiro e tem qualidade.

0

Compartilhe


2 thoughts on “Black Mirror: Nosedive

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *